O significado da palavra que vem do idioma Bantu isiZulu é: AQUELA QUE TRAZ FELICIDADE AOS POVOS.
Genial o nome que foi dado a bola da Copa do Mundo de 2010! Afinal, o que pode trazer mais felicidade ao mundo do que o futebol, que diverte crianças, jovens e adultos?
Para começar, a África do Sul vive em situação social grave, que pode ser percebida nos índices de violência local. Só em abril mais de mil zimbabuanos por dia atravessaram a fronteira com a África do Sul, fugindo da repressão política do ditador Robert Mugabe e da incrível hiperinflação que desvaloriza o dinheiro local em 2% ao dia, ou mais de 100.000% ao ano!
Nos dois últimos anos a África do Sul teve registrados 19 mil homicídios – cerca de 43 para cada 100.000 habitantes – e 52 mil estupros.
Um entre cada quatro adultos da África do Sul não tem emprego: são 24,2% de desempregados.
Enquanto isso, para a Copa do Mundo as obras realizadas, incluindo os estádios, foram custeadas com dinheiro público.
Depois da Copa, o que será aproveitado para a população? NADA! Não há demanda local suficiente para o futebol após a realização da Copa, a ponto de se planejar a redução da capacidade do estádio após o torneio. Espera-se conseguir o retorno financeiro utilizando-se os estádios para shows musicais de grande porte.
Apesar de genial, creio que a Jabulani não expressa muito bem a felicidade para todos os povos...
Jabulani não trouxe comida para os que estão com fome...
Jabulani não deu roupa para os tem frio no inverno africano...
Jabulani não deu emprego para os 25% adultos desempregados da África...
Jabulani não levou estudo para as crianças...
Se a Jabulani não tem levado a felicidade para o próprio povo que a abrigou, como vai dar felicidade a todos os povos?
É... creio que tem muita gente que precisa conhecer o verdadeiro Jabulani...
O Jabulani que entregou sua vida por nós... Esse Jabulani que conhecemos por Jesus Cristo! Esse sim é o caminho da felicidade para todos os povos!
Mas, "como invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?" (Romanos 10.14)
Não é necessário ir à África para perceber que muita gente ainda não conhece a Jabulani verdadeira.. e a culpa disso é nossa!
Nossa, porque nos esquecemos de amar o próximo... porque é mais facil ficar em casa e assistir ao futebol do que olhar a nossa volta e tentar levar felicidade... levar comida... levar roupa... levar educação... levar Jesus aos que estão a nossa volta!
Que JABULANI seja expressado através de nossas vidas!
Nota: Os dados apresentados nesse texto, em parte, foram publicados inicialmente pela Folha de São Paulo de 18/05/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário