"E, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos Céus." (Mateus 10.7)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Coração não é tão simples quanto pensa

Sabe quando falar de uma coisa muito importante para você é muito difícil. Sabe quando algo tem tanto significado, que você tem medo de expor para outras pessoas e elas não compreenderem o que aquilo significa. Sabe quando uma mensagem te toca profundamente e você quer tanto que toque os outros mas você não fala nada para não estragar... Então, é assim que me sinto em relação ao Sermão do Monte, e é por isto que demorei muito tempo para criar coragem de escrever sobre ele. Foi um dos primeiros textos que li depois da minha conversão, foi um texto tema de um curso de férias de uma semana que me impactou profundamente. É uma parte totalmente riscada, grifada, desenhada e gasta da minha bíblia. 
Mas vamos lançar fora o medo e começar a falar sobre o Sermão do Monte!  


Antes de tudo, quando eu ouvi esta música pela primeira vez eu logo pensei em usa-la para este texto introdutório sobre o Sermão do Monte! O Sermão do Monte fala muito sobre o coração, e quando falamos de coração falamos sobre essência, a essência das nossas atitudes e desejos. E então percebemos que o "coração não é tão simples quanto pensa". Sim, durante o Sermão do Monte Jesus sempre mostra que a questão não é apenas nossas atitudes, mas o que há dentro de nossos corações. O que motiva a atitude ou a falsidade daquela atitude diante da nossa essência.
O Sermão do Monte não é moralista. Ele não vem trazer novas regras, ele vem sim nos ajudar a enxergar o que há por trás dos mandamentos, o que o real cumprimento dos mandamento deve expressar do que há dentro de nossos corações. Antes de se expressar em atos, deve ser expresso dentro do nosso amago. Talvez não bem antes, mas seja uma coisa vá caminhando junto, assim como vamos pensar um pouco mais quando falarmos sobre a oração do pai nosso. Nos vamos exteriorizando este amor real e concreto e nosso coração vai se transformando e tendo cada vez mais a capacidade de amar desta forma.
Outra coisa importante, é que o Sermão do Monte começa com Jesus vendo as multidões e ensinando os discípulos, e acaba dizendo que a multidão ouvia maravilhada o que Jesus falava. Imagino que durante o sermão eles foram se aproximando, e aquela palavra os atraia, pela autoridade que Jesus teve para ensiná-las. É algo muito forte e lindo!
O Sermão do Monte nos ajuda junto com as parábolas a entender o Reino dos céus que é tão falando durante o evangelho de Mateus! Então fica de olho nesta expressão durante todo o livro =)
Por hoje eu fico por aqui, com esta explicação de porque a série de Mateus ficou estagnada e volto semana q vem, se Deus quiser, para falar sobre As bem-aventuranças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário