"E, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos Céus." (Mateus 10.7)

domingo, 14 de novembro de 2010

CRIANÇAS PRECIOSAS

Assisti a um filme muito bom hoje... chama-se “PRECIOSA – Uma história de esperança”.

Cenas fortes, mas com certeza, cenas muito reais... (o vídeo abaixo é o trailler do filme)


      Quem sempre achou que a vida é injusta e teve a oportunidade de assistir ao filme, vai entender logo no começo que seus problemas não são nada perto do que realmente sofrem algumas pessoas mundo afora. (Não. Não estou desmerecendo a tua história... estou apenas te convidando a participar da história de outras pessoas também!)
      O Filme conta a história de uma garota de 16 anos, Claireece Preciosa Jones, que é obesa, negra, pobre, mora no Harlem de Nova York durante os anos 80, é maltratada pela mãe e sofre abusos sexuais do pai. Todos esses fatos têm consequências, como a falta de auto-estima que a faz se esconder do mundo e encobrir, por exemplo, o fato de não saber ler ou escrever.
      O nome do meio, Preciosa, é uma grande ironia. Sua mãe, que não se cansa de tratá-la mal física e verbalmente, vive do auxílio desemprego e a pensão que deveria ser usada para cuidar da sua primeira neta. Preciosa teve 2 filhos do seu próprio pai. A primeira menina tem Síndrome de Down... quando ela engravida pela segunda vez, é expulsa da escola, por ser um mal exemplo para os demais alunos, e é convidada à ir para uma escola especial.
      Ela tem sonhos! A possibilidade de ter um namorado branco e endinheirado e viver entre o glamour e o amor que faltam na sua realidade. A menina se protege do mundo exterior de cara fechada, sem cruzar olhares com ninguém, tentando ser o mais invisível possível.
      Quem começa a mudar isso é sua nova professora, Sra. Blu Rain, que com muita paciência vai ensinando Preciosa e suas colegas muito mais do que colocar as letras em ordem para ler e escrever. A professora ensina Preciosa a expressar seus sentimentos, o que vai ajudá-la a se libertar de muitos traumas. Tudo o que ela escondia, agora passa para as páginas do seu diário da escola.
      Ah... e claro... preciosa foge de casa por não querer mais os maltratos da mãe, e descobre que é HIV positivo, por conta dos estupros que sofreu de seu próprio pai.

Acho desnecessário ficar comentando que essa é uma história que acontece em baixo de nossos narizes todos os dias... a gente já sabe isso!
A questão é, como cristãos, o que podemos fazer para ajudar todas essas crianças em situação de risco... todas essas preciosas?!

Vamos para alguns dados:

- A cada 15 segundos, uma criança é abusada no Brasil.
- 93 cidades de São Paulo possuem foco de exploração sexual infantil.
- 80% dos casos de abusos, são intra familiar.
- 4338 denuncias de abuso sexual infantil foram recebidas só em Janeiro de 2010.

Conheço algumas ONGs, como a Makanudos de Javeh que defendem a causa da criança... Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e com o apoio da ONG e alguns universitários, houve uma grande mobilização de escolas e da comunidade em geral, e uma grande marcha contra a pedofilia foi feita em São Paulo, Campinas e Juiz de Fora.

Foi demais ver aqueles adolescentes defendendo a própria causa! (E eu estava lá pra ver de perto!). Como resultado, muitos adolescentes tomaram coragem e denunciaram em suas escolas que já foram abusados...

Cristãos: Essa causa é nossa também!
São as nossas preciosas que estão sofrendo!
Não fique calado!

"Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar." 1

"Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus." 2


É um erro acreditarmos que uma criança vai denunciar um abuso por si só... geralmente, elas são intimidades pelo abusador... porém, você pode ajudar!
No blog do Está Acontecendo Agora, você encontrará inúmeras possibilidades de textos sobre como proceder quando uma criança te contar sobre abuso... informações sobre os traumas que isso causa... depoimentos...

A frase no filme que mais me marcou, foi quando Preciosa fala do Pai dela..
“Eu nunca tive um namorado... meu pai disse que ia casar comigo... como ele ia fazer isso? É contra a Lei! Eu to cansada... Ninguém me ama! O amor não fez nada por mim... o amor me machucou, me estuprou, me chamou de animal, fez eu me sentir inútil, me deixou doente...”

      Se não tomarmos esta causa como nossa, muitas crianças continuarão a viver e a morrer com a mesma visão de amor da preciosa... alguém precisa mostrar o amor real do Pai para elas... e esse alguém, somos nós!

Vamos cuidar das nossas preciosas, porque delas, é o Reino dos Céus!

1. Mateus 18.6
2. Mateus 19.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário