"E, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos Céus." (Mateus 10.7)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CAIM E ABEL: OS DOIS EU'S QUE TRAGO EM MIM - "Série Personagens Bíblicos" (2)

      Adão e Eva tiveram relações sexuais, e então nasceu Caim... tiveram relações sexuais novamente, e nasceu Abel.
      Primeiro ponto a deixar claro: não é porque as relações sexuais foram citadas após o homem desobedecer a Deus ("a queda"), que sexo é pecado!!!!
      Homem e mulher foram criados um para o outro pra isso mesmo, porém, do "jeito certo":

"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." 1
   
      Sei lá... muita gente ainda confunde, então achei melhor explicar!
     
      Voltemos para Caim e Abel!
      Caim se dava bem com as plantações! Era um grande agricultor!
      Abel, por sua vez, era um pastor de ovelhas exemplar!
      Depois de um bom tempo de trabalho, os dois garotos levaram as ofertas de seus bens para o Senhor... Caim, levou do fruto da Terra e Abel, levou as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho.
      Nunca entendi o porque disso acontecer, mas Deus aceitou a oferta de Abel, mas a de Caim não!
      É lógico que Caim ficaria bravo e enciumado! Eu ficaria, você não!?
      E para completar o "kit desgraça" na vida de Caim, Deus o avisa "(...) Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça a porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo"2
      Ou Caim não entendeu o recado, ou ficou ainda mais furioso por causa dele, então, assassinou o próprio irmão Abel...
      Deus que tudo sabe e vê, questionou Caim e o amaldiçoou pelo seu pecado...

      História interessante... estudei várias vezes sobre esses dois irmãos quando era criança, na EBD...
      Abel era o cara bonzinho e educado que fez uma oferta boa para Deus, e Deus se agradou! E Caim, o cara mal que assassinou o próprio irmão por inveja... o cara que ofereceu frutas e legumes pra Deus, mas Deus não quis, porque isso não é tão nobre quanto carne e sangue! (Cheguei a conclusão nesses ensinamentos que Deus não gosta de vegetarianos e nem curte comer vegetais... um deus assim, seria péssimo exemplo para crianças!)
      A conclusão da história, era que o pecado da inveja pode ter graves consequências... que devemos amar nossos irmãos... e por aí vai..

E aí vem a pergunta que não quer calar...
O desafio dessa série de textos...

A história é legal, mas...
O QUE EU TENHO A VER COM QUALQUER UM DESSES CARAS??

      A meu ver, parece que a conclusão da história não tem nada a ver com isso... ou pelo menos, que não é SÓ isso!
      Assim como no texto de Adão e Eva, ouso dizer aqui, que Caim e Abel também me representam! Nós somos Adão e Eva, e Caim e Abel estão em nós também!
      
Abel...
      Abel parece ser o meu eu mais crente! Aquele que se esforça pra fazer tudo da melhor maneira possível... meu eu que dá o dízimo com alegria... meu eu mais próximo de Deus... que canta no louvor, ergue as mãos, chora com sinceridade... quebrantado, consegue estar próximo e se relacionar com Deus!

Caim...
      Esse parece ser meu eu mais ativo... não creio que Deus recusou a oferta de Caim porque não gostava de vegetais, mas sim, que Ele quis dizer que Caim não deu o melhor que tinha... talvez no dia de ofertar estivesse cansado e não conseguiu escolher muito bem as melhores frutas... ou talvez quisesse guardar as melhores pra si próprio, para comer mais tarde... talvez fossem as melhores que tinha na plantação mesmo mas, ele não estivesse tão feliz por ter que devolvê-las pra Deus...
       O problema desse meu eu não é a inveja do próximo... é o egoísmo... é querer ser independente... é achar que pode a partir do seu próprio esforço receber algum mérito... é querer ter a aprovação de Deus, sem ter que se relacionar de verdade com ELE...

O que decide quem sou eu, é o "meu eu" a que permitirei ser dominada...

... Serei mais Caim ou mais Abel?


1. Gênesis 2.24
2. Gênesis 4.6-7

2 comentários:

  1. Oi Paty, boa reflexão!
    Uma vez estudando esse texto no hebraico, notamos que o nome de Caim vem antes da oferta, Deus rejeitou Caim e sua oferta, e não necessariamente, rejeitou a oferta de Caim! Embora vários comentaristas fazem a relação do sacrifício, carne e sangue, também concordo com você, não vejo o problema da oferta entre o animal e o vegetal, mas na pessoa que faz a oferta! Quem era Caim e quem era Abel!
    Muita gente faz muitas coisas, para os pais, amigos, trabalhos da escola, trabalhos na empresa, dentro da igreja, etc. E Paulo nos diz para tudo o que fizermos, seja o que for, para que façamos como se fosse para o próprio Deus!
    E como você muito bem nos mostrou, Deus olha exatamente COMO FAZEMOS as coisas, nossa motivação, cuidado, etc...

    Ai complicou tudo... rs!!
    Abel ou Caim?
    Me sinto Caim na grande maioria das vezes, porém, conto com a graça de Deus que sempre me olha como Abel, mas sigo... continuo nesse caminho, tentando (em pura dependência) ser mais Abel!

    Beijos
    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Ou, talvez, a questão aqui seja da OBEDIÊNCIA. Faça como Deus pediu, sem julgar se é certo ou errado. Nosso juízo não é mesmo tão competente quanto o de Deus. Então, se Caim tivesse feito do "jeito certo" - provavelmente derramando sangue inocente para remissão do pecado - teria sido aceito. É um aviso para tantos que declaram "cultuo a Deus do meu jeito..."

    ResponderExcluir