"E, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos Céus." (Mateus 10.7)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DIAS MELHORES...

À você que vive esperando por dias melhores...
Dias de Paz, dias a mais
Dias que não deixaremos para trás...

Deixo o verso bíblico de I Corintios 2.9

“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”


E creio que o autor de tal frase não estava se referindo somente à Eternidade, mas ao aqui e agora também!


À nós que vivemos esperando o dia em que seremos melhores
Melhores no amor, melhores na dor
Melhores em Tudo

Cito Eclesiastes 3.1

“Tudo tem seu tempos determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”

E assim, creio que há tempo de aprender a amar e tempo de aprender a ser amado.
Tempo de sentir a dor e tempo de aprender com ela...
Tempo de correr atrás para melhorar... e continuar correndo... e correndo...
... porque o que prejudica a caminhada, não é esta se tornar lenta: É parar!


Aos que vivemos esperando o dia em que seremos para sempre...

Lembro Isaías 40.31

“os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”

E, por isso, alguém disse em Gálatas 6.9-10:


"... E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portando, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.


Então, que não cansemos de esperar, mas nos tornemos esperançosos em tudo isso! E que cada gota do nosso suor, sirva para dar mais esperança àqueles que esperam por dias melhores!

À Todos nós, dias Melhores pra sempre ao lado daquele que nos deu os dias para que os tornemos melhores juntos!



Dias Melhores (Jota Quest)

Vivemos esperando dias melhores
Dias de Paz
Dias a Mais
Dias que não deixaremos para trás

Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no Amor
Melhores na Dor
Melhores em Tudo

Vivemos esperando
O dia em que seremos para sempre

Vivemos esperando
Dias Melhores pra sempre
Dias Melhores pra sempre


sábado, 20 de novembro de 2010

Noé: Um recomeço... "Série Personagens Bíblicos" (3)

      Lendo a genealogia bíblica, perceberemos que todos os personagens citados tiveram "muitos outros filhos e filhas"... e dessa maneira, a terra foi sendo povoada.
      A população não parava de crescer, mas tudo o que o homem fazia era intencionado sempre e somente para o mal. A terra era cheia de violência e, por isso, Deus se arrependeu de ter criado os homens e todo o resto, e decidiu destruir tudo... E quem lê a Bíblia quando chega nesta parte da história pode imaginar um Deus terrível que quis dar cabo de tudo! Mas, Genesis 6.6 diz que, arrepender-se da própria criação lhe cortou o coração! E essa frase expressa que, como Deus de Amor, Ele ama, incondicionalmente, tudo o que criou!
      Noé, porém, era um homem justo e andava com Deus. A ele, Deus deu a missão de construir um grande barco que abrigasse sua família e um casal de cada tipo de animal, porque viria um Dilúvio que destruiria tudo, e seriam estes na arca a repovoar a terra.
      A partir deste ponto temos a história da Arca de Noé... ou melhor dizendo, a história da Família de Noé!
      Noé, fez tudo quanto Deus lhe havia ordenado... exatamente...
      E veio o dilúvio e as águas cobriram toda a terra durante meses até que morresse todo ser vivo sobre ela e, só então, Deus fez baixarem as águas...
      Terra a vista, e Deus faz aliança com Noé e com seus familiares... uma aliança de recomeço das nações... em que um arco-íris é o símbolo de tudo!

      Sei que você conhece esta história detalhadamente, mas você já pensou no que esta incrível história significa? O que a minha e a sua história tem a ver com a história da família de Noé?

      Acho que um primeiro ponto, é ver como Deus age inesperadamente sobre nossas vidas... afinal, suspeito que não estava nos planos de Noé construir uma arca... e como todos os que estavam em volta dele devem ter rido e o chamado de louco por isso! Água dos céus? Dilúvio? Os animais entrarão na arca?? Loucura!
      Mas ele fez tudo da maneira como Deus tinha ordenado... e a familia, continuou ao lado dele! Afinal, confiaram no que ele disse e subiram na arca, não é!?

      A terra estava deturpada... tudo era mal...
      ...não sei dizer se estava muito diferente dos dias de hoje... creio que Deus tem cumprido a promessa de não mais destruir e que, tudo o que está acontecendo nos dias de hoje, tem lhe cortado o coração...
      E através da vida da família de Noé, ele resolveu recomeçar!
      Será que hoje, Ele não quer recomeçar tudo o que tem acontecido mundo a fora, através das nossas vidas? Usar nossas vidas para abençoar pessoas e trazer um recomeço à elas? Será que temos andado com Ele suficientemente para isso?

       Mas...  talvez não seja o recomeço do "mundo deturpado"...
      O arco-íris é pra descendência de Noé, da qual você e eu fazemos parte... o recomeço, antes de ser para toda uma nação, deve ser para mim e para você!
      Estou certa que não foi fácil construir uma arca em todas aquelas proporções... que houve vontade de duvidar e desistir... que não foi fácil ouvir tudo e todos indo contra eles... que foi horrivel passar meses em "alto mar"...
      Mas, eles fizeram tudo como Deus ordenou e, por mais difícil que tenha sido passar por tudo isso, Deus os abençoou e declarou um novo começo, cheio de bençãos! Ainda que não estivesse nos planos deles... e ainda que não esteja no nosso...

"É hora de não olhar pra trás,
só olhar pra Cristo e nada mais...
Renunciar a velha estrada,
em que outrora você andava.
É hora de recomeçar uma nova caminhada,
em nova estrada, seguindo a Cristo e mais nada...
Viver com Ele a cada instante,
seguir seus passos e ir avante...
É HORA DE RECOMEÇAR UMA NOVA CAMINHADA..."

Depois da tempestade, vem sempre o novo começo... e é um arco-íris que nos faz lembrar o amor que ELE tem pela própria criação (nós), e a possibilidade de um novo começo ao lado dEle...


E quando você enxergar um arco-íris, lembre-se que é tempo de recomeçar!




Tem um filme que retrata muito bem esse recomeço...

É uma comédia, eu sei! Mas preste atenção aos detalhes, e valerá a pena!
Fica como indicação...

domingo, 14 de novembro de 2010

CRIANÇAS PRECIOSAS

Assisti a um filme muito bom hoje... chama-se “PRECIOSA – Uma história de esperança”.

Cenas fortes, mas com certeza, cenas muito reais... (o vídeo abaixo é o trailler do filme)


      Quem sempre achou que a vida é injusta e teve a oportunidade de assistir ao filme, vai entender logo no começo que seus problemas não são nada perto do que realmente sofrem algumas pessoas mundo afora. (Não. Não estou desmerecendo a tua história... estou apenas te convidando a participar da história de outras pessoas também!)
      O Filme conta a história de uma garota de 16 anos, Claireece Preciosa Jones, que é obesa, negra, pobre, mora no Harlem de Nova York durante os anos 80, é maltratada pela mãe e sofre abusos sexuais do pai. Todos esses fatos têm consequências, como a falta de auto-estima que a faz se esconder do mundo e encobrir, por exemplo, o fato de não saber ler ou escrever.
      O nome do meio, Preciosa, é uma grande ironia. Sua mãe, que não se cansa de tratá-la mal física e verbalmente, vive do auxílio desemprego e a pensão que deveria ser usada para cuidar da sua primeira neta. Preciosa teve 2 filhos do seu próprio pai. A primeira menina tem Síndrome de Down... quando ela engravida pela segunda vez, é expulsa da escola, por ser um mal exemplo para os demais alunos, e é convidada à ir para uma escola especial.
      Ela tem sonhos! A possibilidade de ter um namorado branco e endinheirado e viver entre o glamour e o amor que faltam na sua realidade. A menina se protege do mundo exterior de cara fechada, sem cruzar olhares com ninguém, tentando ser o mais invisível possível.
      Quem começa a mudar isso é sua nova professora, Sra. Blu Rain, que com muita paciência vai ensinando Preciosa e suas colegas muito mais do que colocar as letras em ordem para ler e escrever. A professora ensina Preciosa a expressar seus sentimentos, o que vai ajudá-la a se libertar de muitos traumas. Tudo o que ela escondia, agora passa para as páginas do seu diário da escola.
      Ah... e claro... preciosa foge de casa por não querer mais os maltratos da mãe, e descobre que é HIV positivo, por conta dos estupros que sofreu de seu próprio pai.

Acho desnecessário ficar comentando que essa é uma história que acontece em baixo de nossos narizes todos os dias... a gente já sabe isso!
A questão é, como cristãos, o que podemos fazer para ajudar todas essas crianças em situação de risco... todas essas preciosas?!

Vamos para alguns dados:

- A cada 15 segundos, uma criança é abusada no Brasil.
- 93 cidades de São Paulo possuem foco de exploração sexual infantil.
- 80% dos casos de abusos, são intra familiar.
- 4338 denuncias de abuso sexual infantil foram recebidas só em Janeiro de 2010.

Conheço algumas ONGs, como a Makanudos de Javeh que defendem a causa da criança... Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e com o apoio da ONG e alguns universitários, houve uma grande mobilização de escolas e da comunidade em geral, e uma grande marcha contra a pedofilia foi feita em São Paulo, Campinas e Juiz de Fora.

Foi demais ver aqueles adolescentes defendendo a própria causa! (E eu estava lá pra ver de perto!). Como resultado, muitos adolescentes tomaram coragem e denunciaram em suas escolas que já foram abusados...

Cristãos: Essa causa é nossa também!
São as nossas preciosas que estão sofrendo!
Não fique calado!

"Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar." 1

"Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus." 2


É um erro acreditarmos que uma criança vai denunciar um abuso por si só... geralmente, elas são intimidades pelo abusador... porém, você pode ajudar!
No blog do Está Acontecendo Agora, você encontrará inúmeras possibilidades de textos sobre como proceder quando uma criança te contar sobre abuso... informações sobre os traumas que isso causa... depoimentos...

A frase no filme que mais me marcou, foi quando Preciosa fala do Pai dela..
“Eu nunca tive um namorado... meu pai disse que ia casar comigo... como ele ia fazer isso? É contra a Lei! Eu to cansada... Ninguém me ama! O amor não fez nada por mim... o amor me machucou, me estuprou, me chamou de animal, fez eu me sentir inútil, me deixou doente...”

      Se não tomarmos esta causa como nossa, muitas crianças continuarão a viver e a morrer com a mesma visão de amor da preciosa... alguém precisa mostrar o amor real do Pai para elas... e esse alguém, somos nós!

Vamos cuidar das nossas preciosas, porque delas, é o Reino dos Céus!

1. Mateus 18.6
2. Mateus 19.14

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CAIM E ABEL: OS DOIS EU'S QUE TRAGO EM MIM - "Série Personagens Bíblicos" (2)

      Adão e Eva tiveram relações sexuais, e então nasceu Caim... tiveram relações sexuais novamente, e nasceu Abel.
      Primeiro ponto a deixar claro: não é porque as relações sexuais foram citadas após o homem desobedecer a Deus ("a queda"), que sexo é pecado!!!!
      Homem e mulher foram criados um para o outro pra isso mesmo, porém, do "jeito certo":

"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." 1
   
      Sei lá... muita gente ainda confunde, então achei melhor explicar!
     
      Voltemos para Caim e Abel!
      Caim se dava bem com as plantações! Era um grande agricultor!
      Abel, por sua vez, era um pastor de ovelhas exemplar!
      Depois de um bom tempo de trabalho, os dois garotos levaram as ofertas de seus bens para o Senhor... Caim, levou do fruto da Terra e Abel, levou as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho.
      Nunca entendi o porque disso acontecer, mas Deus aceitou a oferta de Abel, mas a de Caim não!
      É lógico que Caim ficaria bravo e enciumado! Eu ficaria, você não!?
      E para completar o "kit desgraça" na vida de Caim, Deus o avisa "(...) Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça a porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo"2
      Ou Caim não entendeu o recado, ou ficou ainda mais furioso por causa dele, então, assassinou o próprio irmão Abel...
      Deus que tudo sabe e vê, questionou Caim e o amaldiçoou pelo seu pecado...

      História interessante... estudei várias vezes sobre esses dois irmãos quando era criança, na EBD...
      Abel era o cara bonzinho e educado que fez uma oferta boa para Deus, e Deus se agradou! E Caim, o cara mal que assassinou o próprio irmão por inveja... o cara que ofereceu frutas e legumes pra Deus, mas Deus não quis, porque isso não é tão nobre quanto carne e sangue! (Cheguei a conclusão nesses ensinamentos que Deus não gosta de vegetarianos e nem curte comer vegetais... um deus assim, seria péssimo exemplo para crianças!)
      A conclusão da história, era que o pecado da inveja pode ter graves consequências... que devemos amar nossos irmãos... e por aí vai..

E aí vem a pergunta que não quer calar...
O desafio dessa série de textos...

A história é legal, mas...
O QUE EU TENHO A VER COM QUALQUER UM DESSES CARAS??

      A meu ver, parece que a conclusão da história não tem nada a ver com isso... ou pelo menos, que não é SÓ isso!
      Assim como no texto de Adão e Eva, ouso dizer aqui, que Caim e Abel também me representam! Nós somos Adão e Eva, e Caim e Abel estão em nós também!
      
Abel...
      Abel parece ser o meu eu mais crente! Aquele que se esforça pra fazer tudo da melhor maneira possível... meu eu que dá o dízimo com alegria... meu eu mais próximo de Deus... que canta no louvor, ergue as mãos, chora com sinceridade... quebrantado, consegue estar próximo e se relacionar com Deus!

Caim...
      Esse parece ser meu eu mais ativo... não creio que Deus recusou a oferta de Caim porque não gostava de vegetais, mas sim, que Ele quis dizer que Caim não deu o melhor que tinha... talvez no dia de ofertar estivesse cansado e não conseguiu escolher muito bem as melhores frutas... ou talvez quisesse guardar as melhores pra si próprio, para comer mais tarde... talvez fossem as melhores que tinha na plantação mesmo mas, ele não estivesse tão feliz por ter que devolvê-las pra Deus...
       O problema desse meu eu não é a inveja do próximo... é o egoísmo... é querer ser independente... é achar que pode a partir do seu próprio esforço receber algum mérito... é querer ter a aprovação de Deus, sem ter que se relacionar de verdade com ELE...

O que decide quem sou eu, é o "meu eu" a que permitirei ser dominada...

... Serei mais Caim ou mais Abel?


1. Gênesis 2.24
2. Gênesis 4.6-7