"E, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos Céus." (Mateus 10.7)

sábado, 4 de setembro de 2010

Viva a Independência!?

      Estava refletindo sobre o 7 de setembro, Independência do Brasil, e algumas coisas me vieram a mente...
      Foi pensando nessa independência do coletivo, comecei a refletir sobre uma "independência individual"...
      Individualmente, creio que as pessoas buscam e são provocadas a buscar a cada dia algum "nível de independência".

      Segundo o dicionário Aulete de língua portuguesa(1), independência é (a) o estado ou caráter de quem goza de autonomia, de liberdade com relação a algo ou alguém; (b) Caráter daquele ou daquilo que não se deixa influenciar, que tem autonomia de julgamento e ação; (c) Caráter daquilo ou daquele que tem ideias e maneiras próprias, que não se deixa guiar pelas regras e padrões estabelecidos; (d) Autonomia de caráter político; (e) Situação material capaz de assegurar uma existência segura, confortável;

      Quem nunca sonhou em ser independente?
      Morar sozinho, ter sua casa e carro próprios, emprego que goste (de preferência ser seu próprio chefe!), dinheiro para pagar as contas e dar uma saidinha no fim de semana... tomar as decisões sem ninguém se intrometer, fazer o que quer na hora que tem vontade!
      AAhhhh! Isso tudo é muito bom mesmo!!
      Muito bom, mas também, muito arriscado! Arriscado, porque muitas vezes, seremos frustrados nessa busca... e nada melhor do que pensar em alguém para culpar em nossas frustrações né!? "Ah Deus.... por que o Senhor não me deu isso ou aquilo? Por que não consigo conquistar aquele outro ou fazer tal coisa?"
      Ok... vamos supor que tenhamos realmente conquistado todas essas coisas, então, estaria tudo bem né?! Será?
      Será que ao termos grandes conquistas nosso ego não se inflamará em dizer o quanto somos bons e eficientes e nos esqueceremos de agradecer Àquele que nos proporcionou tudo isso?
      As duas características são arriscadas porque podem nos afastar de um bom relacionamento com Deus... Isso não quer dizer que não podemos ter conquistas, mas sim, que não devemos direcionar nossas vidas só por elas...

      Acho que o livro de Eclesiastes explica bem o significado de todo esse trabalho, afirmando que, longe de Deus, tudo isso é vaidade, dispensável e passageiro... como correr atrás do vento! Que Deus determinou um tempo para tudo e tudo ocorrerá nesse devido tempo. Esperar e depender do Senhor é a melhor alternativa!
      No Novo Testamento, temos um mesmo versículo, citado em 3 livros diferentes que expressa bem essa vaidade:

"Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?"
(Marcos 8:36; Mateus 16:26 ;Lucas 9:25)

      Ao procurarmos a INDEPENDÊNCIA, devemos cuidar para não esquecer de que conquistá-la é DEPENDER totalmente do Criador... Para sermos livres, devemos depender daquele que criou e conhece a tudo e a todos, e então entenderemos que liberdade e (in)dependência são muito maiores do que as definições que conhecemos!


"Deus, faz-me cada dia mais dependente de Ti e do Teu amor... que prevaleça o Teu e não o meu querer, e assim, eu possa Te honrar... AMÉM"

(1) Fonte: http://aulete.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário